Heróis Gregos

Heróis Gregos

Por Mateus, Bruno, Victor e Renan, do 6o A.

Nem deuses, nem simples mortais. Assim eram os heróis. Fruto de rápidos casos entre os deuses do Olimpo e homens e mulheres que habitavam a Terra, eles nasciam com o sangue misturado, metade humanos e metade divino.
Os gregos acreditavam que eles existiram numa era heróica, anterior à que eles viviam, e lutaram contra monstros fantásticos. Enquanto os super-heróis atuais têm poderes especiais, os mitológicos usavam a espada, o escudo e o arco e flecha para guerrear. Seus diferenciais eram a inteligência, a coragem e a força.
Alguns dos principais heróis gregos foram:

Hércules

O maior de todos os heróis gregos, era filho de Zeus e Alcmena. Executou 12 trabalhos:
• Estrangulou e matou o invulnerável leão de Neméia;
• Matou a hidra de nove cabeças de Lerna;
• Capturou uma corsa de chifres de ouro depois de caçá-la durante um ano;
• Capturou o grande javali de Erimanto, fazendo correr até ficar exausto;
• Desviou o curso de dois rios para limpar as cavalariças do Rei Augias;
• Afugentou as vorazes aves do lago Estínfalo e, quando voaram, matou-as a flechadas;
• Capturou o touro selvagem de Minos;
• Aprisionou as éguas de Diomedes, que se alimentavam de carne humana;
• Pediu e obteve o cinto de Hipólita, a rainha das Amazonas;
• Roubou o gado de Gerião, monstro de 3 cabeças, e plantou as colunas de Heracles;
• Sustentou o céu enquanto Atlas saiu para procurar as maçãs de ouro de Hespérides, e depois fez Atlas retomar a sua carga do céu;
• Capturou Cérbero, o cão de 3 cabeças.

Os heróis de Tróia

Aquiles o maior dos guerreiros gregos e descendente de Zeus era conhecido por sua implacável fúria, mas aprendeu na batalha que a “vida é só tristeza” e mostrou uma compaixão nova permitindo um funeral honroso ao seu inimigo Heitor.
Ajax, que vinha logo depois de Aquiles em bravura, compreendeu que havia procedido de maneira irracional para com seus amigos e suicidou-se.
Agamenon, comandante dos gregos e cunhado de Helena, foi morto por sua esposa Clitemnestra por ter sacrificado a vida da filha a Artemis.
Ulisses, famoso pela sua astúcia, teve a idéia do cavalo de Tróia.

Jasão e os Argonautas

Jasão e o seu grupo de heróis conhecidos como Argonautas, entre eles Hércules, Orfeu, Castor e Polux, partiram no navio “Argos” em busca do velocino de ouro. Ao chegar na Colquídia, Jasão pegou o velocino e fugiu com a filha do rei da Colquídia, Medéia. Eles viveram muito tempo felizes até que Jasão a deixou para se casar com Creusa. Medéia matou Creusa e seus filhos e depois fugiu. Jasão desolado vagueou pela Grécia até que um dia se deitou à sombra do Argos e morreu quando a proa caiu sobre ele.

Teseu

Parente de Hércules. Limpou as estradas de Atenas e penetrou no labirinto de Creta para matar o Minotauro. Participou com outros Argonautas da caçada ao javali de Calidon e combateu os Centauros. Por fim, unificou a Ática.

Atlanta

A mais aventurosa das mulheres. Tomou parte da caçada ao javali de Caridon. Prometeu casar com qualquer homem que a vencesse numa corrida a pé. Hipomenes ganhou-lhe a corrida levando a mão 3 maçãs de ouro. Sempre que ela o alcançava-o ele jogava uma maçã, e Atlanta Curvava para apanhá-la permitindo assim que ele a ultrapassasse.

Belerofonte

Recebeu ordem de matar a Quimera, um monstro que expelia fogo, tinha cabeça de leão, corpo de bode e uma serpente que se enrolava como uma cauda. Montado num pégaso, Belerofonte matou o monstro e depois tentou alcançar o Monte Olimpo, mas o cavalo o fez cair. Como resultado, Belerofonte passou a vagar aleijado e cego pela Grécia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: