Hebreus

Seguindo com os textos dos povos da Antiguidade, coloco agora o relacionado aos hebreus, antepassados dos judeus.

Os hebreus

– Foram uns dos primeiros povos a ser monoteístas. Eles cultuavam um único deus, Javé. Possuíam diversas festas religiosas, como a Páscoa e criaram o idioma aramaico, com o qual escreveram as primeiras versões do Antigo Testamento.

 – Muitas das informações sobre a história dos hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento. Esses textos se baseiam em tradições orais, que misturam informação histórica com narrativas religiosas.

– Arqueologia comprovou várias passagens bíblicas.

– O governo dos patriarcas

Hebreus viveram por muito tempo nas proximidades da cidade de Ur, na Mesopotâmia. Por volta do ano 2000 a.C., emigraram para a Terra de Canaã (Palestina), chefiados por Abraão, o primeiro patriarca. Depois dele, vieram outros dois patriarcas: Isaac e Jacó. Jacó deixou doze filhos, que deram origem às doze tribos de Israel, cada uma chefiada por um patriarca. Por volta de 1700 a.C., uma forte seca assolou a região, e a fome e a guerra fizeram com que os hebreus migrassem para o Egito, onde foram escravizados.

Permaneceram nessa condição até 1250 a.C., quando liderados por Moisés os hebreus partiram de volta para a Palestina. A viagem de volta durou cerca de 40 anos e está narrada na Bíblia.

– O governo dos juízes

Ao chegar à Palestina, os hebreus encontraram a região ocupada por outros povos: cananeus e filisteus. Comandados por Josué, os hebreus iniciaram uma luta para reconquistar o território. Nessas lutas, as tribos nomeavam juízes, que eram chefes militares, políticos e religiosos do povo hebreu. Os principais juízes foram Sansão, Gideão, Gefté e Samuel.

Samuel reuniu as 12 tribos hebraicas para lutar contra os ocupantes da Terra Prometida, e nomeou Saul como rei dos hebreus (1010 a.C.), fundando o Reino de Israel.

– Monarquia hebraica

Saul não conseguiu vencer os filisteus Seu sucessor, Davi, que governou de 1006 a.C. a 966 a.C., venceu os filisteus (derrotando o gigante Golias) e estabeleceu a capital do reino em Jerusalém. Além disso, ele também expandiu os territórios do Reino de Jerusalém para leste do rio Jordão e parte da Síria.

Durante o reinado de Salomão (966 – 926 a.C.), sucessor de Davi, a monarquia hebraica foi marcada pela estabilidade e pela riqueza. Tal luxo, entretanto, ocorria ao mesmo tempo em que a maioria da população levava uma vida humilde, pagando pesados tributos.

Com a morte de Salomão, teve início uma disputa por poder. Com isso, o povo hebreu dividiu-se, formando o Reino de Israel (com as 10 tribos do norte), com capital em Samaria, e o Reino de Judá (com as 2 tribos do sul), com a capital em Jerusalém. Essa divisão enfraqueceu os hebreus e favoreceu a dominação estrangeira.

-Dominação estrangeira

587 a.C.: Caldeus (habitantes da Babilônia), sob o comando de Nabucodonosor, conquistaram o Reino de Judá e destruíram o templo de Jerusalém, dando início ao período conhecido como Cativeiro da Babilônia.

539 a.C.: Ciro I conquistou a Babilônia, e permitiu que os hebreus retornassem a Palestina, onde reconstruíram o estado hebraico na região de Judá. A partir daí, passaram a ser conhecidos como judeus. Em 515 a.C. o Templo foi reconstruído.

Gregos Romanos conquistaram a Palestina, e submeteram os hebreus a pesada tributação e repressão. Diversas revoltas ocorreram na região, até que a cidade de Jerusalém foi destruída por tropas romanas e os hebreus fugiram para outras regiões. Esse episódio ficou conhecido como Diáspora.

Bibliografia

Edward McNaill Burns, História da Civilização Ocidental.

Cláudio Vicentino, História Integrada.

Nelson Piletti e Claudino Piletti, História e Vida Integrada.

 

4 comentários »

  1. juliana said

    Adorei!!! Eu tinha que fazer um trabalho de História sobre os Hebreus e fiz quase tudo aí!!!!!Valeu!!!!

  2. babi said

    eu amei esse site me ajudou bastante no meu trabalho de história

  3. elisiane pertussatti said

    nossa esse site foi mto bom…. to fazendo um trabalho de história e voces me forneceram muita coisa com esse site
    muito obrigado…
    agora quero ve minha nota uasuahsuhausasuahsuahua

  4. ALEX said

    foi otimo fazer o trabalho ficou tudo mais facil

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: