Gregos contra Persas

Guerras Médicas (490-479 a.C.)

- Grécia x Persas.
– Persas se interessaram pelos recursos e riquezas das cidades gregas.
– As cidades-Estado, mesmo rivais, uniram-se para destruir o inimigo comum. Sob a liderança de Atenas, formaram a Confederação de Delos, pois todas as contribuições para a guerra (armas, navios, ouro, etc.) eram armazenadas na Ilha de Delos.
– 19 a 21 de agosto de 480 a.C. – Termópilas: se valendo do terreno estreito, 300 espartanos, sob a liderança de Leônidas, mais 7 mil aliados bloquearam os desfiladeiros das Termópilas. Depois de 3 dias de resistência, um grego traidor guia as forças perssas por uma trilha. Os gregos são atacados pela retaguarda e dizimados.
– 19 a 21 de Agosto de 480 a.C. – Artemísio: persas avançam contra os gregos com 800 barcos. A idéia era eliminar a frota naval grega e partir para o continente. Os 300 barcos gregos de unem e são cercados por três lados pelos persas. Depois de 3 dias de batalha, tempestades diminuem a superioridade persa. Os gregos recuam para o sul e a batalha termina em empate técnico.
– 20 de setembro de 480 a.C. – Salamina: concencidos por uma falsa mensagem dos gregos de que eles fugiriam, os persas partiram para o ataque. Ao entrar nos canais de Salamina, o maior número dos persas deixou de ter valor: ali não era possível manobrar muto. Surpresos com a força naval grega, os persas têm seus navios invadidos. Os que chegam à praia são mortos ali mesmo. Os gregos vencem.
– 27 de agosto de 479 a.C. – Platéia: A batalha começa quando os gregos resolvem fingir um recuo. A idéia era dar tempo para as tropas da várias cidades se agruparem. Entusiasmados, os persas cruzaram o rio que os separa dos gregos. Parte do exército grego levou a pior, mas eles agüentaram a pressão e acabaram derrotando os persas de vez.
Tática militar: a falange hoplita.

About these ads

1 Comentário »

  1. Perfect Text !

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: